Home - Blog - RESOLUÇÕES DO CONGRESSO REGIONAL DE ARTES CÊNICAS – março/abril de 2012, Goiania/GO

RESOLUÇÕES DO CONGRESSO REGIONAL DE ARTES CÊNICAS – março/abril de 2012, Goiania/GO

Participei do Congresso Regional de Artes Cênicas, em Goiania de 29 de março a 01 de abril de 2012. Foi muito rico o encontro. Divulgo aqui a carta com as resoluções.

fachada do Teatro Goiania

fachada do Teatro Goiania

O Congresso Regional de Artes Cênicas, realizado em Goiânia, Goiás, nos dias 30, 31 de março e 01 de abril, reuniu profissionais do Circo, da Dança e do Teatro, tendo como tema “Artes Cênicas em Goiás: Perspectivas para os Próximos 10 Anos”, com o objetivo de debater o papel de cada participante e as ações que possam ser realizadas para o cumprimento dos objetivos propostos.

 Foram realizados debates e grupos de trabalho com representações de profissionais da cultura de nosso Estado, Secretaria Estadual de Cultura, instituições de ensino (PUC/GO, IFG, UFG e CEP em Artes Basileu França), Conselhos Estadual e Municipal de Cultura, Assembleia Legislativa, instituições de formação, além de convidados especiais e autoridades vindas de Mato Grosso do Sul, da Bahia, do Distrito Federal e de São Paulo.

Os assuntos diretivos dos debates foram: as Artes Cênicas e as políticas públicas; cenários, tendências culturais e oportunidades de trabalho; os coletivos de artistas e os caminhos que apontam as políticas municipais, estaduais e nacionais. Além disso, foram formados grupos de trabalho para a discussão da formação e profissionalização do setor.

Assim, após discussões e reflexões sobre os temas, ficaram deliberados em plenária final os seguintes apontamentos:

– A necessidade de promover debates e otimizar a formação superior em Artes Cênicas, especialmente em projetos de extensão, com a inclusão das artes circenses e a criação de um instituto autônomo de Artes Cênicas na Universidade Federal de Goiás;

– A necessidade de propor políticas estruturantes de incentivo ao jovem, amador e iniciante para a formação em Artes Cênicas;

– Promover debates no sentido de fazer a reformulação e o fortalecimento da Federação de Teatro de Goiás com vistas à possibilidade de se ampliar sua área de atuação e representatividade para todos os segmentos de Artes Cênicas;

– Atuar junto à Secretaria de Cultura de Goiânia com vistas ao direcionamento ideal (reformulação) da utilização dos recursos do Fundo de Apoio à Cultura (FAC);

– Encaminhar discussões com vistas à criação de uma cooperativa de Artes Cênicas e de um sindicato que represente efetivamente os artistas locais;

– Encaminhar discussões com vistas à criação de uma rede de Políticas Culturais para as Artes Cênicas;

– Solicitar à Secretaria de Cultura de Goiânia a realização de uma Conferência Municipal de Cultura específica para a eleição dos delegados para a Conferência Estadual; não havendo indicativo desta providência que seja encaminhada a sua realização livremente pelos artistas.

Foi criada ainda uma comissão para avaliar e discutir o Fundo Estadual de Cultura, a Lei Goyazes, a Gestão de Espaços Públicos e os Sistemas Estadual e Nacional de Cultura.

Na oportunidade também foram encaminhados e aprovados alguns documentos, dentre eles: carta de apoio à criação de uma unidade autônoma de Artes Cênicas na UFG; carta de apoio à realização de concurso para professores do CEP em Artes Basileu França; e diversas moções de repúdio. Estas últimas ficaram assim direcionadas: às atuais políticas de arte-educação no Estado de Goiás; à extinção da Escola de Circo no Centro Cultural Martim Cererê; aos desvios de recursos da Secretaria Municipal de Cultura; à política salarial da Secretaria Estadual de Educação aos seus educadores; e à redução do valor da Lei Goyazes.

Além dessas providências, será encaminhada uma solicitação à Secretaria Municipal de Cultura para a realização da conferência municipal para a eleição de delegados para a conferência estadual, bem como serão feitos encaminhamentos de reuniões com gestores da Secretaria Estadual de Cultura.

Goiânia, 01 de abril de 2012.

Publicado em 05/04/2012 | um comentário

Um comentário

  1. Lohanny Carvalho says:

    Olá! Gostaria de saber se alguém gravou o congresso ou partes do congresso, pois estou na produção de um Documentário sobre as dificuldades do teatro goiano e preciso desse material.

    Desde já agradeço.

Envie um comentário