CARTA ABERTA AOS ATORES C QUEM CONVIVI E CONVIVO E ME PERMITIRAM IMAGINAR Q POSSO ESTAR ENTRE ELES NEM Q SEJA POR UMA VEZ
texto para o programa de AS PALAVRAS DE JÓ – peça de matéi visniec c estréia em julho de 2015
um encenador sempre está no palco exposto
no outro no ator no movimento no som na disposição espacial
nas opções nas decisões tomadas a respeito das contribuições de outros
no diálogo c o autor da obra original a peça o romance a idéia o tema
qdo n é ele próprio o autor
e mais ainda qdo o autor é ele próprio
um encenador trabalha o tempo todo c o ator e seu segredo
sua arte secreta de desvendar o invisível
um encenador trabalha para ajudar o ator em seu trabalho
exaustivo de ser mais do q ele próprio ser ele inteiro
ser ele público coletivo
se transfigurar
um encenador provoca o ator
desde o momento em q o escolhe para um papel
seja pq este papel já está nele
seja pq pode ser construído c o material q ele detém para isso
seja pq numa composição de elenco ele pode jogar
numa posição complementar aos outros para formar um bom time
seja pq c isso tudo ou cada coisa dessas vai dar suporte
às ideias para q ganhem corpo
é dizer ganhem presença movimento e sons
ganhem visibilidade e continuem invisíveis
p poder serem imaginadas e recriadas e sonhadas pelo espectador
e n percam a capacidade de instiga-lo
para n estarem tão prontas e acabadas e presentes
q n se possa mais fazer nada c elas
a não ser concordar e deixa-las onde estão
não
é preciso q seja perfeito e para isso construir as falhas
é pelas falhas q o espectador entra na ideia e colhe os frutos
ali plantados
é nas falhas q está o humano
um encenador ajuda o ator nesse seu trabalho silencioso e solitário
seu difícil trabalho de descer às entranhas de si mesmo p sair de si
e sendo ele mesmo descobrir todos os outros q ele pode ser
pq já estão ali
mas para isso é preciso levantar a máscara cotidiana
a máscara q tanto nos agrada usar p mostrar o q pretendemos ser
essa máscara q nos ajuda a suportar o olhar estranho
q tenta nos despir a alma
cabe ao ator ser despudorado e exibir esta alma ou o q está dentro dela
quer dizer em sua história em sua memória
em sua visão de mundo e no q ela lhe dá como possibilidade de verdade
cabe ao encenador servir como espelho para o ator
e mostrar sua fragilidade e possibilidades
e força e ciladas q monta p si mesmo
ajudar a conhecer as minas colocadas pela história pessoal em seu corpo
para poder explodi-las qdo preciso sem risco de ser destroçado
mas como é esse trabalho secreto do ator
como é q ele anda ou corre ou para ou se afunda ou emerge
de si mesmo com um personagem capaz de fazer um discurso
ou como um discurso vivo capaz de incendiar o mundo
isso o encenador n conhece
e eu quis conhecer
quis n é bem o verbo
talvez o certo fosse uma negativa como na capoeira
n tinha como n enfrentar e me coloquei à prova
a minha memória é de que estava c matéi num carro
e ele de repente me disse
tenho um monólogo p vc fazer
n sou ator
vc tem q fazer
e me falou de jó
pode n ter sido exatamente assim
mas é como me lembro
e qdo ele me disse o que era AS PALAVRAS DE JÓ
entendi ter chegado o momento de enfrentar a descida
de emergir e encarar os olhos q sempre me viram no q fiz
n em mim
encarar a possibilidade de entender mais profundamente
o q acho q perscrutei
ao longo dos 42 anos em q trabalhei quase q diariamente
a observar
atores a fazerem sua descida para surgirem no palco prontos
para a troca
para o jogo de ser e n ser e formular questões
é como se eu observasse todos os dias um mergulhador
colocar os instrumentos de mergulho
ajudasse-o a saltar do barco e a subir nele de volta
ouvisse a narrativa do q lá ele encontrou
mas nunca tivesse mergulhado
e sempre quero novos desafios
mesmo q seja uma única vez
como foi mergulhar no mar de são tomé na áfrica
é difícil é estranho é raro
engraçado q raro seja estranho em espanhol
é raro pq é único é cada vez uma vez
e estranho pq precisa ser como se fosse cada vez a mesma
como é q se faz para decorar o texto
como é o mecanismo para reproduzir uma ideia com o som da voz
seguido ou precedido por um movimento do corpo ou de parte dele
o q se aciona para q a emoção seja visível
sempre da mesma forma para provocar o mesmo efeito
e sempre nova como se nunca houvesse sido
é complexo ser encenador e ator
como encenador sempre me achei um mau ator
e por isso desisti há 36 anos atrás
voltar agora é descobrir como ator o q faz de mim um mau ator
aos olhos do encenador cada vez mais exigente q me tornei
e ao encenador descobrir o q esse mau ator tem de bom
para n expor demais suas fragilidades
para q ele possa mostrar o q aprendeu
ao longo desse tempo c os atores c q conviveu
para q ele seja útil se apresentando
ao espectador
é uma descoberta diária
é uma angústia constante
é um trabalho incessante
em cada lugar sou o ator tentando encontrar jó e suas palavras
em cada momento sou o encenador tentando ajudar o ator a mergulhar
e tudo é em mim mas para o outro
para sair escancarar a alma minha e de matéi
arremessar suas palavras – de jó e matéi –
para o mundo
nem q seja uma vez dizer o q preciso dizer
qdo matéi me disse you have to do it
nós soubemos ser necessário
não sei pra q
não sei por q
mas sei q é
márcio meirelles
salvador, 24 de maio de 2015
Haja coragem Malinha, da próxima vez me chama que eu te dirijo, ai se for para pagar mico pagaremos em dupla, é mais fácil…MERDA! Estarei na plateia para te aplaudir, ou não, como diria Gilberto Gil…Te amo!
obrigado deo, n sei e vai ter uma próxima vez… mas valeu. bjo. seguimos
Afinal não é Jó que perde tudo e encontra O TUDO!!???
Lulu Santos diz assim: ” Se é loucura então, melhor não ter razão!” Eu acho que a loucura é o estado mais perfeito do ser humano.
Jó é invisível aos olhos do homem e se torna visível ao olho do cosmo.
É horrível ser perfeito. Pq sabe-se que não é, mas é cobrado com tal. E como tal, o que se espera é a perfeição.
a frase será invertida: “Deus me tirou, Deus me deu.”
Tomara que chova nesse dia. E que tenha trovões e raios!!!!!!
Lindo texto, sábias palavras, de sempre,vocé incrível encenador hoje poetizou a trajetória de um ator, revelou seus medos obscuros , suas fraquezas ,traduziu os sentimentos mais puros, como grande artista e grande professor que é. Não há menor dúvida de que será um estouro! Estarei na platéia anciosa aguardando a hora do aplauso! Merda!
lindo e emocionante e verdadeiro.