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CARTA ABERTA AOS ATORES C QUEM CONVIVI E CONVIVO E ME PERMITIRAM IMAGINAR Q POSSO ESTAR ENTRE ELES NEM Q SEJA POR UMA VEZ

mergulho em são tomé - foto: andrzej kowalski

mergulho em são tomé - foto: andrzej kowalski

 

texto para o programa de AS PALAVRAS DE JÓ – peça de matéi visniec  c estréia em julho de 2015

 

um encenador sempre está no palco exposto

no outro no ator no movimento no som na disposição espacial

nas opções nas decisões tomadas a respeito das contribuições de outros

no diálogo c o autor da obra original a peça o romance a idéia o tema

qdo n é ele próprio o autor

e mais ainda qdo o autor é ele próprio

 

um encenador trabalha o tempo todo c o ator e seu segredo

sua arte secreta de desvendar o invisível

um encenador trabalha para ajudar o ator em seu trabalho

exaustivo de ser mais do q ele próprio ser ele inteiro

ser ele público coletivo

se transfigurar

 

um encenador provoca o ator

desde o momento em q o escolhe para um papel

seja pq este papel já está nele

seja pq pode ser construído c o material q ele detém para isso

seja pq numa composição de elenco ele pode jogar

numa posição complementar aos outros para formar um bom time

seja pq c isso tudo ou cada coisa dessas vai dar suporte

às ideias para q ganhem corpo

é dizer ganhem presença movimento e sons

ganhem visibilidade e continuem invisíveis

p poder serem imaginadas e recriadas e sonhadas pelo espectador

e n percam a capacidade de instiga-lo

para n estarem tão prontas e acabadas e presentes

q n se possa mais fazer nada c elas

a não ser concordar e deixa-las onde estão

não

é preciso q seja perfeito e para isso construir as falhas

é pelas falhas q o espectador entra na ideia e colhe os frutos

ali plantados

é nas falhas q está o humano

 

um encenador ajuda o ator nesse seu trabalho silencioso e solitário

seu difícil trabalho de descer às entranhas de si mesmo p sair de si

e sendo ele mesmo descobrir todos os outros q ele pode ser

pq já estão ali

mas para isso é preciso levantar a máscara cotidiana

a máscara q tanto nos agrada usar p mostrar o q pretendemos ser

essa máscara q nos ajuda a suportar o olhar estranho

q tenta nos despir a alma

cabe ao ator ser despudorado e exibir esta alma ou o q está dentro dela

quer dizer em sua história em sua memória

em sua visão de mundo e no q ela lhe dá como possibilidade de verdade

cabe ao encenador servir como espelho para o ator

e mostrar sua fragilidade e possibilidades

e força e ciladas q monta p si mesmo

ajudar a conhecer as minas colocadas pela história pessoal em seu corpo

para poder explodi-las qdo preciso sem risco de ser destroçado

 

mas como é esse trabalho secreto do ator

como é q ele anda ou corre ou para ou se afunda ou emerge

de si mesmo com um personagem capaz de fazer um discurso

ou como um discurso vivo capaz de incendiar o mundo

isso o encenador n conhece

e eu quis conhecer

quis n é bem o verbo

talvez o certo fosse uma negativa como na capoeira

n tinha como n enfrentar e me coloquei à prova

 

a minha memória é de que estava c matéi num carro

e ele de repente me disse

tenho um monólogo p vc fazer

n sou ator

vc tem q fazer

e me falou de jó

pode n ter sido exatamente assim

mas é como me lembro

e qdo ele me disse o que era AS PALAVRAS DE JÓ

entendi ter chegado o momento de enfrentar a descida

de emergir e encarar os olhos q sempre me viram no q fiz

n em mim

encarar a possibilidade de entender mais profundamente

o q acho q perscrutei

ao longo dos 42 anos em q trabalhei quase q diariamente

a observar

atores a fazerem sua descida para surgirem no palco prontos

para a troca

para o jogo de ser e n ser e formular questões

é como se eu observasse todos os dias um mergulhador

colocar os instrumentos de mergulho

ajudasse-o a saltar do barco e a subir nele de volta

ouvisse a narrativa do q lá ele encontrou

mas nunca tivesse mergulhado

e sempre quero novos desafios

mesmo q seja uma única vez

como foi mergulhar no mar de são tomé na áfrica

 

é difícil é estranho é raro

engraçado q raro seja estranho em espanhol

é raro pq é único é cada vez uma vez

e estranho pq precisa ser como se fosse cada vez a mesma

como é q se faz para decorar o texto

como é o mecanismo para reproduzir uma ideia com o som da voz

seguido ou precedido por um movimento do corpo ou de parte dele

o q se aciona para q a emoção seja visível

sempre da mesma forma para provocar o mesmo efeito

e sempre nova como se nunca houvesse sido

 

é complexo ser encenador e ator

como encenador sempre me achei um  mau ator

e por isso desisti há 36 anos atrás

voltar agora é descobrir como ator o q faz de mim um mau ator

aos olhos do encenador cada vez mais exigente q me tornei

e ao encenador descobrir o q esse mau ator tem de bom

para n expor demais suas fragilidades

para q ele possa mostrar o q aprendeu

ao longo desse tempo c os atores c q conviveu

para q ele seja útil se apresentando

ao espectador

 

é uma descoberta diária

é uma angústia constante

é um trabalho incessante

em cada lugar sou o ator tentando encontrar jó e suas palavras

em cada momento sou o encenador tentando ajudar o ator a mergulhar

e tudo é em mim mas para o outro

para sair escancarar a alma minha e de matéi

arremessar suas palavras – de jó e matéi –

para o mundo

nem q seja uma vez dizer o q preciso dizer

qdo matéi me disse you have to do it

nós soubemos ser necessário

não sei pra q

não sei por q

mas sei q é

márcio meirelles

salvador, 24 de maio de 2015

Publicado em 24/05/2015 | 5 comentários

5 Comentários

  1. Deolinda says:

    Haja coragem Malinha, da próxima vez me chama que eu te dirijo, ai se for para pagar mico pagaremos em dupla, é mais fácil…MERDA! Estarei na plateia para te aplaudir, ou não, como diria Gilberto Gil…Te amo!

  2. Lázaro Gomes says:

    Afinal não é Jó que perde tudo e encontra O TUDO!!???
    Lulu Santos diz assim: ” Se é loucura então, melhor não ter razão!” Eu acho que a loucura é o estado mais perfeito do ser humano.
    Jó é invisível aos olhos do homem e se torna visível ao olho do cosmo.
    É horrível ser perfeito. Pq sabe-se que não é, mas é cobrado com tal. E como tal, o que se espera é a perfeição.
    a frase será invertida: “Deus me tirou, Deus me deu.”

    Tomara que chova nesse dia. E que tenha trovões e raios!!!!!!

  3. Bárbara Bela says:

    Lindo texto, sábias palavras, de sempre,vocé incrível encenador hoje poetizou a trajetória de um ator, revelou seus medos obscuros , suas fraquezas ,traduziu os sentimentos mais puros, como grande artista e grande professor que é. Não há menor dúvida de que será um estouro! Estarei na platéia anciosa aguardando a hora do aplauso! Merda!

  4. Lene nascimento says:

    lindo e emocionante e verdadeiro.

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