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O OLHO DE DEUS – O AVESSO DOS RETALHOS

 

O OLHO DE DEUS é uma peça de Sonia Robatto. Me chegou às mãos e gostei. Gostei muito mas achei que estava adornada demais para o meu momento. E era evidente que a colcha de retalhos e o diálogo de Sinhá e Dos Anjos era o eixo de tudo. O núcleo Calu, Filu e Maria também. inicialmente porque João ainda estava ali, antes de se unir às irmãs. 

Propus à Sonia alterar a peça para o espetáculo. Generosamente ela concordou. Lancei mãos ao texto. Eliminei tudo que não fosse Dos Anjos Sinhá e o núcleo Calu. Pensei em deixar em cena apenas as duas irmãs. Calu, Filu e Maria apareceriam apenas em imagens filmadas, editadas e projetadas. João apareceria em imagens até que se junta às irmãs. Dai o ator apareceria.

À medida que trabalhava no texto,  fui entendendo a importância do núcleo que comecei a chamar “dos vivos”. E o texto ganhou um título duplo: O OLHO DE DEUS – O AVESSO DOS RETALHOS.

Na peça de Sonia as relações não são claras. Quem é quem para quem? Quem são aquelas duas velhinhas que sonham com um barco, com a volta de Riquião – quase espécie de Godot – e qual a relação entre elas e entre elas e os outros? Esta é uma das grandezas do texto. As chaves, as pistas vão aparecendo aos poucos. Dá trabalho e opções ao encenador. É bom por isto.

Todas essas coisas foram encontrando fios na peça original que levavam a possíveis respostas ou a opções que seriam do encenador. Mas passaram antes a ser do dramaturgista, dramaturgo colaborador… A autora, agora atriz, acompanhava a metamorfose de seu texto, as transformações por que passava para ser ele mesmo, mantendo o traçado original. Para isso – Teseu seguindo a linha de Ariadne no Labirinto – o trabalho a ser feito é descobrir as orientações e pistas e chaves espalhadas pelas páginas, entre as falas, em indicações sutis.

No caminho, fui decidindo que uns eram imagens para os outros – sombras. E estarão em salas diferentes. Em cada sala acompanhamos um  núcleo ao vivo e o outro em projeção cruzada. Além de edições – arquivos de cenas, retratos,  frutos de pesquisa – que se alternam com as projeções de imagens capturadas ao vivo.

O processo ainda não se completou. Provisoriamente chegamos a um formato de texto e conceito. Passamos a experimentar:

veja aqui o texto

veja aqui vídeos dos ensaios

veja aqui fotos dos ensaios